- Marcelo Santos
Denúncia recente à liderança religiosa

Temos assistido nos últimos dias, denuncias relacionadas a um conhecido sacerdote que tem atuação na cidade de São Paulo e com uma federação de âmbito nacional.
Esse tipo de denúncia deveras explorada pela mídia traz a tona temas que ferem a integridade da pessoa e sua relação de confiança com a religião e a sociedade.
A Umbanda assim como as religiões de matrizes africanas estão fundamentadas no bem estar do indivíduo e em nenhuma circunstância possui em seus rituais atos libidinosos ou que possam ferir a integridade das pessoas.
.
O Superior Órgão de Umbanda do Brasil não vem julgar ou estabelecer juízo de valor para o tema, confia na justiça brasileira e ainda se sensibiliza com qualquer vítima de intolerância, violência e desrespeito nesta e em qualquer outra circunstância.
Atos que fogem a normalidade, ao bom senso, ao respeito devem ser denunciados sim aos órgãos competentes;
Ainda, em nosso país temos muitas federações, associações, templos religiosos e cada uma dessas organizações representam a sua comunidade local, mas não representam a unicidade da religião de Umbanda como um todo, premissa essa válida para a associação envolvida que não é associada a este Superior Órgão.
Possamos trabalhar sempre para a cultura de paz, a integração e a verdade.
Nosso Saravá.
Superior Órgão de Umbanda do Brasil